Onix ou HB20 2020 – Qual a melhor opção custo-benefício?

Os dois carros mais vendidos do Brasil nos últimos anos ganharam novas gerações mais modernas e equipadas. Em um comparativo entre Onix ou HB20, saiba o que levar em consideração na hora da compra, e qual dos dois modelos será a melhor opção custo-benefício em 2020.

O Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 respectivamente foram primeiro e segundo entre os carros mais vendidos do Brasil em 2018, posições que já haviam obtido nos anos anteriores, e para 2019 não será diferente.

No acumulado de janeiro até outubro de 2019, foram vendidas 201.620 unidades do Chevrolet Onix. Já o concorrente Hyundai HB20 somou, de janeiro a outubro deste ano, 85.868 unidades vendidas.

Com uma diferença projetada para mais de 115 mil carros, (o que é muita coisa!), o hatch da Chevrolet nem sequer corre riscos de perder o título de mais vendido em 2019 pelo quinto ano seguido, e essa é uma afirmação que podemos fazer sem medo de errar.

Portanto, para que o HB20 pudesse alcançar o Onix, até dezembro de 2019, precisaria registrar vendas de 57.900 mil unidades por mês. Como a média mensal de vendas do modelo, até agora, é de 8,8 mil exemplares, a  lógica é que isso não será possível neste ano.

O duelo entre os carros mais vendidos no brasil já foi entre Gol e Uno

os carros mais vendidos no Brasil antes ficava entre Volkswagen Gol e Fiat Uno.
Em um passado não muito distante, o principal “duelo” entre os carros mais vendidos no Brasil ficava entre Volkswagen Gol e Fiat Uno.

Esses dois veículos sempre apresentaram “jogos” duríssimos, independentemente de configurações esportivas, como GTI e 1.6 R ou entre versões de entrada.

Contudo, hoje, o Volkswagen Gol e o Fiat Uno ainda continuam no mercado, mas não são mais os protagonistas de vendas. Este papel cabe agora à Chevrolet Onix (1º) e Hyundai HB20 (2º) os dois carros mais vendidos dos últimos anos.

Isso reflete uma mudança de comportamento do consumidor brasileiro e mostra que o caminho seguido pela Chevrolet e pela Hyundai está rendendo muitos frutos.

Por conta disso, resolvemos colocar estes dois modelos frente a frente em um comparativo.

Veja as nossas comparações abaixo.

Onix ou HB20 2020 

os hatches Chevrolet Onix e Hyundai HB20 respectivamente, foram atualizados.
Rivais diretos desde o fim de 2012, os hatches Chevrolet Onix e Hyundai HB20 respectivamente, foram atualizados, e estreiam as novas gerações sete anos depois no mesmo mês.

Qual dos dois modelos compactos campeões de vendas no Brasil está mais robustecido após tantas mudanças?

Ambos chegaram a sua segunda geração praticamente juntos, com menos de uma semana de diferença para a reestreia.

Os hatches Chevrolet Onix 2020 e Hyundai HB20 2020 estão chegando juntos para continuarem se enfrentando nos primeiros lugares do pódio de vendas dos carros.

O compacto HB20 da fabricante coreana conta com 10 versões do modelo, que partem de R$ 46.490 com a versão Sense 1.0 e podem chegar até R$ 77.990 nas versões Diamond Plus 1.0 turbo.

Veja ofertas do novo HB20 2020.

Preços do novo HB20 2020

Versão Preço
HB20 Sense 1.0 R$ 46.490
HB20 Vision 1.0 R$ 48.990
HB20 Vision 1.0 + blueMedia R$ 50.490
HB20 Evolution 1.0 R$ 53.790
HB20 Vision 1.6 16V MT6 R$ 57.990
HB20 Vision 1.6 16V AT6 R$ 62.790
HB20 Launch Edition R$ 69.990
HB20 Evolution 1.0 turbo R$ 67.190
HB20 Diamond 1.0 turbo R$ 73.590
HB20 Diamond Plus 1.0 turbo R$ 77.990

Já o carro hatch da norte-americana Chevrolet, o Onix está disponível em oito versões do modelo que vão de R$ 48.490 chegando até R$ 69.990 nas versões Premier 1.0 turbo.

Veja ofertas do novo Onix 2020.

Preços do Onix hatch 2020

Versão Preço
Onix 1.0 aspirado manual R$ 48.490
Onix LT 1.0 aspirado manual R$ 51.590
Onix 1.0 turbo manual R$ 55.590
Onix LT 1.0 turbo manual R$ 57.590
Onix LT 1.0 turbo automático R$ 62.890
Onix LTZ 1.0 turbo manual R$ 60.990
Onix LTZ 1.0 turbo automático R$ 66.290
Onix Premier 1.0 turbo automático R$ 69.990

As versões dos hatches escolhidas para o comparativo, foram as versões de entrada de cada modelo.

Para podermos chegar na conclusão sobre qual modelo será a melhor opção para você, foram avaliados alguns itens:

  1. desempenho;
  2. conforto e dimensões;
  3. consumo;
  4. segurança;
  5. itens de série.

Quer saber qual é o melhor? Confira.

1. Onix ou Hb20: quem tem o melhor desempenho?

HB20

De acordo com a Hyundai, os números de desempenho do novo HB20 são os seguintes:

Hyundai HB20 2020: Motor Kappa 1.0 12V Flex

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos (Etanol) | 15,4 segundos (Gasolina)
  • Velocidade máxima de 161 km/h (Etanol) | 158 km/h (Gasolina)

Essa categoria é, de longe, a mais complicada de definir os vencedores. Isso porque os dois modelos passaram a usar motores eficientes, modernos e que deixaram os carros bem prazerosos de dirigir.

motor 1.0 Kappa aspirado flex de três cilindros do hb20 2020
As versões de entrada do novo HB20 2020 usam o motor 1.0 Kappa aspirado flex de três cilindros.

Ele desenvolve 80 cv abastecido com etanol, e com gasolina o motor produz 75 cv a 6.000 rpm, o torque fica em 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm para as rodas.

A única diferença é que ele, finalmente, perdeu o tanquinho auxiliar de partida a frio.

Onix

De acordo com a Chevrolet, os números de desempenho do novo Onix são os seguintes:

Chevrolet Onix 1.0 manual 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos;
  • Velocidade máxima de 167 km/h.

O novo Onix, líder de mercado fica atrás do HB20 por pouco no torque. Em parte, pela ausência de injeção direta em seu novo “três canecos”.

motor onix 2020

Entretanto, o motor 1.0 aspirado está associado ao câmbio manual de 6 marchas, produzindo até 82 cv a 6.400 rpm e 10,6 mkgf a 5.200 rpm se abastecido com etanol, com gasolina o motor produz 78 cv e 9,5 kgfm.

A princípio, o rodar suave do motor também agrada e se faz presente, até mesmo ao pisar mais fundo no pedal do acelerador.

Nos dois casos, as opções de transmissão serão as mesmas das linhas atuais: o HB20 manterá o câmbio manual de cinco marchas e a automática de seis. No Onix, as duas (manual e automática) tem seis marchas.

2. Conforto e dimensões 

Conforto

Onix

O ambiente interno, do hatch Onix
O ambiente interno, no hatch, melhorou bastante. A posição de dirigir está mais ergonômica e os bancos dianteiros acomodam bem as costas de motorista e carona.

O que pega é o assento curto, com pouca base para as pernas, e o encosto de cabeça integrado muito arredondado, o que te obriga a reclinar o banco mais do que o habitual.

Na parte de trás no novo Onix, há mais espaço para joelhos e cabeças.

O acabamento interno melhorou em relação ao Onix antigo.
O acabamento interno melhorou em relação ao Onix antigo, assim como o isolamento acústico. 

A suspensão filtra bem os buracos e o nível de vibração do motor é bem baixo para um tricilíndrico, mas o volante reflete muito as imperfeições da pista.

HB20

O acabamento do HB20 2020 continua caprichado como antes.
O novo HB20 também evoluiu nesse aspecto. O acabamento continua caprichado como antes, e os bancos da frente – apesar de mais finos para abrir espaço atrás – abraçam bem o condutor e o carona.

O volante de aro grande desagrada, porém, os comandos são intuitivos e ao alcance das mãos.

No banco traseiro do novo HB20, o vão para pernas e joelhos fica no limite.
No banco traseiro do novo HB20, o vão para pernas e joelhos fica no limite.

A suspensão está mais equilibrada e nem de longe lembra o acerto da primeira geração, muito mole e que dava fim de curso em qualquer quebra-molas. 

O isolamento acústico continua ruim e a cabine se ressente da forte vibração do motor.

Dimensões do HB20 2020

O HB20 tem 3,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos

Dimensões do Onix 2020

O Onix hatch tem 3,93 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 de entre-eixos

Ou seja, são parelhos de comprimento, largura e altura, mas o Onix é melhor de entre-eixos.

Porta-malas: segundo as fabricantes, o Onix e HB20, respectivamente possuem 280l e 300l. Um pouco maior que a média da categoria.

3. Onix ou HB20: qual é o mais econômico?

Consumo: Onix JOY 1.0 ECO com câmbio manual*

  • Com etanol: consumo de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada
  • Com gasolina: consumo de 12,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada

Consumo: Hb20 com o novo motor Kappa 1.0 TGDI

  • Com etanol: consumo de 8,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada;
  • Com gasolina: consumo de 12,2 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

4. Qual deles tem mais segurança?

Chevrolet Onix 1.0 manual 2020

Segurança: seis airbags (airbags frontais, laterais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura, aviso sonoro do cinto de segurança, lanterna de neblina, luzes laterais indicadoras de direção, regulagem de altura dos faróis, sistema Isofix e Top Tether de fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com EBD, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

Hyundai HB20 Sense 1.0 2020

Hyundai HB20 em teste de colisão Latin NCAP

Segurança: airbags frontais, freios ABS com EBD, faróis halógenos monoparábola, cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, sistema Isofix com Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com ajuste de altura, barras de proteção lateral, coluna de direção colapsável, estrutura de deformação programada, entre outros.

Contudo, o hatch da Chevrolet ganha um ponto no quesito segurança, por conseguir nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP: cinco estrelas para adultos e crianças.

5. Principais itens de série

De série, em todas as versões, o Onix traz seis air bags, controles de tração e estabilidade, entradas USB para os passageiros da dianteira e da traseira, além de assistente de partida em rampa.

O HB20 oferece apenas dois air bags, não traz controles de tração e estabilidade ou sequer assistente de partida em rampa.

Na versão de topo, o Onix vai com rodas de 16 polegadas, carregador de celular por indução, faróis com acendimento automático, câmera de ré, Wi-Fi, controle de velocidade, partida por botão com chave presencial, lanternas de LEDs, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento, entre outros.

Já o HB20 só traz controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa em versões mais caras. Mesmo na versão de topo, Diamond Plus, o HB20 só pode oferecer quatro air bags. E há ainda câmera de ré, controle de velocidade (que não existia na geração anterior), sensor de obstáculos traseiro, ar-condicionado digital e partida por botão com chave presencial.

A exclusividade do HB20 em relação ao Onix é a frenagem automática de emergência.

Qual é a melhor opção custo-benefício?

O novo Onix se dá melhor porque se renovou com o pé na porta e sangue nos olhos para não perder a liderança. A linha hatch começará por menos de R$ 49 mil já com seis airbags, controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampas.

No Onix Plus, a partir de R$ 62 mil já se tem motor turbo e central multimídia MyLink e, por pouco mais de R$ 65 mil, chegam itens como chave presencial, câmera de ré e carregador de celular sem fio.

A manutenção tem preços regulares nas revisões – a GM diz que o custo será 18% menor em relação aos velhos Onix/Prisma 1.4.

Além disso, a linha tem baixa desvalorização e boa liquidez.

O Hyundai decepcionou um pouco nos equipamentos do novo HB20 – ou foi efeito do lançamento do novo Onix mesmo.

O modelo agora tem quatro airbags de série em toda a gama, mais itens bacanas, como os controles de estabilidade e tração, partida sem chave e central multimídia só nas variantes turbo ou mais caras.

Os inéditos alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência, então, só na topo de linha HB20 Diamond Plus, por R$ 77.990.

Por fim, para resumir o nosso comparativo entre Onix ou HB20, o HB20 traz um motor mais moderno, é mais esperto, além do design muito bem resolvido. 

Já o Onix aposta no espaço, nos itens de série e na grande rede Chevrolet para conquistar os consumidores.

Analisando tudo, podemos dizer até que o Onix é melhor, mas cabe ao consumidor analisar o compacto que melhor atende às suas necessidades.

Gostou do comparativo entre o Onix e HB20? Então, não deixe de comentar abaixo e nos acompanhar nas redes sociais Facebook e Instagram.

Leia também:

E se precisar pesquisar algum carro não esqueça de acompanhar o portal de carros mais completo de Santa Catarina – CatarinaCarros.

foto
Comparativo: SUV, hatch ou sedan? Confira os principais tipos e modelos de carros
Anterior
foto
Seguro de carro: como funciona e a importância de cotar o seguro auto
Próximo