Consulta de score: o que é e como ver o score de crédito?

Se um dia você precisou, ou ainda precisa, de um financiamento ou empréstimo pessoal, você já deve ter ouvido falar em “score de crédito”. E até pouco tempo atrás, a consulta de score, era uma tarefa difícil para muita gente mas, você sabe o que é, e como ver o score de crédito?

O score de crédito nada mais é do que uma importante ferramenta com o objetivo de auxiliar bancos e financiadoras no processo da tomada de decisão e permissão de crédito. Por isso, é fundamental que você saiba do que se trata e como utilizá-lo a seu favor.

Então, acompanhe o artigo de hoje para saber mais informações sobre o que é e, como fazer a consulta de score. E detalhe, nem todo mundo realmente entende como funciona o score, apesar de já ter ouvido falar dele em algum momento.

Portanto, neste post vamos falar sobre o tema, abordando tudo o que compõe e como é o funcionamento do score, e seus principais pontos.

Também vamos dar pequenas dicas que podem ajudar quem está em busca de aumentar o seu score e, consequentemente, melhorar o seu poder de compra e obtenção de crédito de uma maneira geral.

Então, continue com a gente!

O que é score de crédito e qual o seu significado?

O score de crédito, de maneira geral, é uma pontuação que pessoas físicas e empresas possuem, e que demonstra qual é a reputação financeira delas.

Então, basicamente quanto maior a pontuação do consumidor, melhor pagador ele aparenta ser.

A palavra “Score” é um substantivo da língua inglesa que significa pontuação.

A palavra “Score” é um substantivo da língua inglesa que significa pontuação.
Em uma dinâmica de jogo, o score é o total de pontos obtidos por cada jogador ou equipe.

Com tudo, a pontuação do score nada mais é, como uma nota que varia de 0 a 1.000 pontos.

Para chegar ao seu número, o Serasa Experian e Boa Vista SCPC comparam o seu histórico com uma média de estatísticas que consideram pessoas ou empresas de perfil financeiro semelhantes.

Dessa maneira, a sua nota está relacionada ao grupo do qual faz parte.

Com isso, podemos dizer que o score de crédito é uma pontuação que demonstra o potencial financeiro de um consumidor.

Com ele, as instituições financeiras acessam e analisam a credibilidade de uma pessoa ou empresa; e a partir daí, decidem se fornecem, estendem ou negam uma linha de crédito ou uma venda parcelada.

Consulta de score: como consultar e ver o score de crédito?

No Brasil, a consulta de score é realizado pela Serasa Experian e Boa Vista SCPC.

Como consultar o score de crédito?
Há alguns anos, apenas as empresas podiam conhecer o score do consumidor. Agora, isso mudou e todos nós podemos consultá-lo.

Bancos, lojas e empresas utilizam os sistemas de consulta de score para avaliar o consumidor na hora de conceder ou não crédito a ele. E o Serasa Score e Boa Vista Cadastro Positivo são um dos modelos estatísticos utilizados nesta análise de risco.

Para consultar e ver o seu score de crédito na Boa Vista SCPC, é preciso se cadastrar no portal Consumidor Positivo, onde também é possível verificar se há débitos vencidos em seu nome.

Para ver a sua pontuação na Serasa Experian, você  pode acessar o site Serasa Score.

Com a facilidade de você conhecer e entender a sua nota de score, isso já é um grande avanço, do ponto de vista do direito do consumidor, porque permite que você veja onde está errando e com isso planejar melhor sua vida financeira.

A definição do score de crédito é feita com base no padrão de comportamento do consumidor ao longo dos anos, além de dados como idade, renda, endereço e estado civil.

Isso acontece, em geral, porque o score é composto por diversos fatores, que podem variar periodicamente por influência de mudanças de comportamento do consumidor. 

Por isso, é importante que você entenda esse sistema de classificação de crédito, para gerenciar adequadamente suas finanças pessoais. Contudo, é fundamental que suas contas estejam em dia.

Afinal, com um score de crédito mais alto você terá mais credibilidade na hora de buscar por recursos financeiros. Isso porque seu histórico de bom pagador ficará registrado nesses sistemas de classificação de crédito.

Quanto maior a pontuação, mais fácil será ter acesso a diversas modalidades de crédito.

Consulta de score: qual é o score de crédito ideal para financiamento de veículos?

Se você estiver pensando em fazer um financiamento de veículos, saiba que o score de crédito é uma das análises feitas pelos bancos e financeiras. Ou seja, é fundamental ter um bom score de crédito para conseguir a aprovação de um financiamento.

Consulta de score de crédito: qual é o score de crédito ideal para financiamento de veículos?
A busca por um carro novo muitas vezes caminha ao lado da dúvida de quanto de score é necessário para financiar um veículo.

Muitos não sabem, mas na hora de fechar um financiamento de um automóvel ou imóvel, existe uma pontuação que avalia o seu histórico no mercado.

Mas, cada empresa tem a sua própria política, informações e critérios para aprovar ou não um crédito.

Porém, uma boa pontuação poderá trazer melhores chances de aprovação.

No entanto, o sistema de financiamento de automóveis ainda é um mistério para muita gente. As principais dúvidas das pessoas consistem em saber o porquê alguns financiamentos são aprovados e outros não.

Variando de 0 a 1000, o Score é determinado pelo seu histórico de pagamentos em dia e seus hábitos de consumo.

Conheça a tabela e os níveis do Score de Crédito

Vamos apresentar uma avaliação de Score através de estrelas. De 1 a 5 estrelas. Quanto maior o número de estrelas melhor é seu score. Confira:

de 0 a 200 pontos: risco muito alto de não pagamento;

⭐⭐ de 201 a 400 pontos: risco alto de não pagamento;

⭐⭐⭐ de 401 a 700 pontos: risco médio de não pagamento;

⭐⭐⭐⭐ de 701 a 900 pontos: risco baixo de não pagamento;

⭐⭐⭐⭐⭐ de 901 a 1.000 pontos: risco muito baixo de não pagamento.

SCORE BAIXO: Varia entre 0 e 399

Nesta faixa de score, as ofertas de crédito são bastante limitadas.

É possível aumentar seu score, mas enquanto isso, uma boa opção são os cartões pré-pagos.

SCORE MÉDIO: Varia entre 400 e 699

A partir de 400 pontos, você tem acesso a produtos financeiros interessantes.

Nesta faixa, alguns cartões de crédito e contas digitais já estão disponíveis.

SCORE ALTO: Varia entre 700 e 1000

Aqui você aumentará drasticamente as suas chances de aprovação.

Com este score as chances de aprovação para alguns dos melhores produtos financeiros do mercado são de até 80%.

Ainda assim, não existe uma pontuação específica de score de crédito que garanta a sua aprovação de um financiamento de veículos.

uma pontuação de score acima de 700 pontos é considerada uma boa nota
SCORE DE CRÉDITO ALTO: Varia entre 700 e 1000

Contudo, uma pontuação acima de 700 pontos é considerada uma boa nota.

Entretanto, vale ressaltar que cada empresa possui a sua política de aprovação de crédito. 

Então, mesmo tendo a tabela em mãos, informe-se diretamente com a instituição se o seu score é suficiente para realizar um financiamento e quais condições serão aplicadas.

Portanto, é muito importante mais do que ter um score de crédito alto, ter um comportamento de consumo mais consciente e equilibrado, evitando criar dívidas que não conseguirá pagar ou se colocar em risco ao atrasar pagamentos bancários, como do cartão de crédito, por exemplo.

Contudo, tente sempre melhorar o seu comportamento de consumo, para que você possa se beneficiar das facilidades da liberação de crédito rápido, e obter taxas de juros mais atrativas.

Consulta de score: como aumentar o score de crédito?

Consulta de score: como aumentar o score de crédito?
Se você se enquadra nos que possuem o score baixo, não é necessário se estressar, pois você pode aumentar.

Sabendo o que significa score baixo é preciso focar em atitudes que ajudem a melhorar seu perfil financeiro e torná-lo mais atrativo para os bancos e financiadoras. E para isso, algumas atitudes simples podem ser tomadas, como:

  • Quitar dívidas junto aos credores

Negocie suas dívidas com os credores e pague-as, preferencialmente de maneira antecipada.

  • Pagar todas as contas em dia

Uma vez negociadas e pagas eventuais dívidas, é fundamental evitar atrasar a quitação de novas contas.

  • Evite pedir novos cartões de crédito ou aumento de limite

Se foi você quem fez o pedido do cartão ou aumento de limite e foi recusado, espere pelo menos seis meses antes de tentar novamente.

  • Coloque contas básicas no seu nome

Contas bancárias e contas simples, como de telefone, água e luz, podem facilitar que seu score seja gerado e como um bom consumidor, se forem pagas em dia.

  • Coloque as suas contas em débito automático

Com isso, você vai garantir que as contas, boletos e faturas serão pagas em dia.

Tente manter sempre os seus dados atualizados em todas as instituições que mantiver relacionamento.

Isso facilitará o entendimento das instituições financeiras de que você não está se escondendo, e que pretende ser encontrado e manter os seus pagamentos em dia.

Por fim, o ranking do score de crédito acontece de maneira dinâmica. Isso quer dizer que tudo pode mudar conforme as informações dos clientes vão sendo modificadas, e ao longo do tempo o seu score pode aparecer em um nível mais alto ou mais baixo em outra consulta.

você deve seguir algumas das dicas citadas acima relacionadas a bons hábitos financeiros, para aumentar o seu score.
E com isso, se você está com uma pontuação baixa, existe a possibilidade de aumentá-la, sim.

Mas para isso, você deve seguir algumas das dicas citadas acima relacionadas a bons hábitos financeiros, isto será fundamental para aumentar o seu score.

Uma boa forma de realizar um bom planejamento financeiro é através de uma planilha mensal de gastos.

Contudo, é preciso pagar as contas em dia e se esforçar para quitar as dívidas, se as tiver. Com as finanças em ordem, também não deixe de realizar investimentos.

Enfim, evite contrair novas dívidas e seja um bom pagador.

Como você viu, neste post falamos sobre o que é score de crédito, como consultar, e quais os critérios de sua formação. E também, como uma boa pontuação no score de crédito pode ser útil para facilitar a aprovação de financiamentos, empréstimos e assim por diante.

Com conhecimento sobre o tema, é possível adotar uma estratégia eficiente para aumentar gradativamente a pontuação de score, garantindo assim melhores condições e taxas.

Contudo, nós ajudamos você a entender o que é score de crédito? gostou das dicas? Esperamos que elas sejam úteis para você compreender como funciona o score de crédito e o que fazer para aumentá-lo.

Para ter acesso a outros conteúdos relevantes como este, além de novidades sobre o mercado automotivo e nossos produtos e serviços, não deixe de acompanhar o nosso blog de notícias e as nossas redes sociais Facebook e Instagram.

E se você precisar fazer uma busca avançada por algum carro específico, não esqueça de acompanhar o portal de veículos mais completo de Santa Catarina – Catarina Carros.

Leia também:

foto
O que é necessário para financiar um veículo? Veja como funciona
Anterior
foto
Gosta de carros altos? 12 modelos mais altos, baratos e econômicos
Próximo