CARRO MUITO TEMPO PARADO NA PANDEMIA? SAIBA O QUE FAZER

O período de isolamento social está sendo essencial para todos, consequentemente, alguns carros estão parados na garagem. E isso pode trazer alguns problemas.

Para quem está com a manutenção em dia e sai uma ou duas vezes por semana para trajetos curtos, não há preocupação. Mas para quem não está usando o carro, principalmente famílias que possuem dois ou mais carros, e estão deixando mais tempo um deles na garagem, precisa tomar algumas precauções.

BATERIA

Se o seu carro tiver 10 anos ou mais, é recomendado retirar a bateria para evitar fuga de corrente. Neste caso, desconecte primeiro o polo negativo e, depois, o positivo. Quando for recolocar a bateria, faça ao contrário, conecte o negativo e depois o positivo.
Já os automóveis mais recentes têm baterias seladas e recebem um banho metálico de proteção nos terminais, por isso não necessitam a retirada da bateria.
Mas é importante ligar o carro uma vez por semana. Isso evita que o ácido da solução dentro da bateria se concentre no fundo e corroa as placas de chumbo.

Veja também: MUDANÇAS NA LEI DE TRÂNSITO DURANTE A PANDEMIA

MOTOR

Além de ligar o carro uma vez por semana, é importante andar com ele por pelo menos 15-20 minutos. Esse tempo é bom para que o óleo percorra todas as partes do motor.
Assim ele lubrifica as peças e recarrega a bateria.

Extra: aproveite para ligar o ar condicionado nesse momento, o filtro do sistema pode reter muita umidade. Com isso, bactérias tendem a se acumular e provocar mau cheiro quando o ar for ligado.

PNEUS

É importante que ao deixar seu carro parado por um bom tempo, você encha os seus pneus até a calibragem máxima permitida pelo fabricante. Você pode achar essa informação no Manual do Proprietário ou nos adesivos na tampa do porta-luvas ou dobradiça das portas.

Evite deixar o carro na mesma posição sempre. A borracha se deforma com o tempo e pode causar o efeito de “pneu quadrado”. A dica é mudar a posição do carro a cada dez dias para que a estrutura do pneu não seja afetada.

Ao voltar a andar com o carro, volte para a calibragem normal indicada pelo fabricante

 

Veja também: ÁLCOOL OU GASOLINA? QUAL USAR AO ABASTECER?

COMBUSTÍVEL

Lembre-se de que a gasolina pode estragar. Por isso, ligar o motor e andar com o carro é importante para movimentar o combustível no tanque.

RADIADOR

Para quem tem carro mais antigo e vive em regiões com temperaturas baixas, a dica é usar um anticongelante no radiador. A água muito gelada pode trincar o sistema e fazer o líquido vazar.

LIMPADOR DE PARA-BRISAS

Se o seu veículo fica exposto ao sol, levante as hastes dos limpadores para evitar contato com o vidro quente, que resseca mais rápido as borrachas das hastes.

Gostou das dicas? Compartilhe para que mais pessoas utilizem essas informações.

Não esqueça de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no instagram para mais novidades e dicas!

Christoffer

Autor
foto
QUAIS FORAM AS MUDANÇAS DA LEI DE TRÂNSITO DURANTE A PANDEMIA
Anterior
foto
Os 10 maiores porta-malas dos hatches compactos
Próximo

Deixe um comentário