Álcool ou Gasolina? Qual escolher ao abastecer?

Os carros com motor flex (que podem abastecer com álcool ou gasolina em qualquer proporção) já estão no mercado há mais de 15 anos. Assim você pode escolher qual combustível colocar em seu veículo.

Geralmente recorremos a uma conta simples para verificar qual tipo de combustível vale mais à pena abastecer. O álcool precisa queimar 30% mais que a gasolina para chegar a sua mesma capacidade, por isso ao pararmos em um posto de abastecimento verificamos se o preço do álcool é até 70% menor que a gasolina. Ou seja, ao dividir o preço do álcool pelo preço da gasolina, o valor precisa ser menor que 0,7 para valer à pena abastecer com o derivado da cana.

Mas com o avanço da tecnologia dos motores flex e do próprio combustível esse cálculo simples caiu por terra. Hoje a proporção de 70% pode chegar até 75%. Não há um número mágico, o ideal é você fazer o seu próprio cálculo com o seu carro, sugere Mário Campos, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).

Afinal, como calcular o consumo?

Vamos ao que interessa. Se à proporção de 70% não é mais à regra, como saber qual combustível vale à pena?
Apesar de não ser o mais simples, o método mais seguro para verificar qual combustível vale mais para o seu carro começa em saber quanto ele faz por quilômetro/litro de álcool e gasolina.

Já sabe quantos quilômetros por litro o seu carro faz? Pule esse passo.

Calcular o km/l

Se você possui um carro com computador de bordo, é mais simples. Ele mesmo aponta a média de km/L.

Caso você não possua um carro com computador de bordo, o ideal é completar o tanque (até o desarme da bomba) e anotar o hodômetro final ou zerar o hodômetro parcial. Após rodar a distância que for conveniente, complete o tanque mais uma vez (novamente, até o desarme) e divida a quantidade de litros abastecido pela quilometragem. O ideal, para calcular o consumo com maior precisão, é que a operação seja feita por três vezes.

Pronto, a parte mais difícil já passou e agora você possui a quilometragem por litro em cada combustível. Lembre-se que você não precisará fazer essa conta sempre que for abastecer.

Calcular o valor por km rodado

A conta que você precisará fazer quando quiser comparar qual vale mais à pena ao abastecer é simples: valor do litro de combustível dividido pelo valor do km/l daquele combustível.

Vamos à um exemplo prático:

Valor litro de gasolina: R$3,69
Valor litro de etanol: R$3,09
Consumo urbano com etanol: 7,5 km/l
3,09/7,5 = 0,41
Consumo urbano com Gasolina: 10,2 km/l
3,69/10,2 = 0,36

Consumo na estrada com Etanol: 9,5 km/l
3,09/9,5 = 0,32
Consumo na estrada com Gasolina: 13,2 km/
3,69/13,2 = 0,27

O uso urbano o consumo de etanol é de 41 centavos por km rodado e o de gasolina é 36 centavos. Na estrada o consumo de etanol é de 32 centavos por km rodado e na gasolina é 27 centavos.
Nesse caso, vale mais à pena abastecer com gasolina.

Você pode fazer também o cálculo com o km/l médio, afinal, você não andará apenas na estrada ou apenas na cidade.

O cálculo do rendimento do carro é importante, pois o motorista poderá verificar qual combustível é mais econômico em função do preço na bomba.
Conheça o seu carro e assim você saberá por qual combustível optar no momento do abastecimento.

Gostou dessa dica? Compartilhe com mais pessoas para que elas possam usá-las também!

Christoffer

Autor
foto
Os Melhores Aplicativos para Motoristas
Anterior
foto
Melhores carros populares: preços baratos, econômicos e mais vendidos
Próximo

Deixe um comentário